sábado, 2 de outubro de 2010

QUÍMICA FORENSE & PRÁTICA FORENSE

Química Forense pode ser definida como a parte da ciência que se aplica aos conhecimentos da química e áreas afins aos problemas de natureza forense utilizando-se de métodos analíticos.
O PhD em Química, José Almirall, coordenador do programa de Ciência Forenses da Universidade de Miami, explica que o requisitos básicos para se tornar um profissional dessa áres são: Saber fazer uso das teorias aprendidas para a análise específica e ter uma ''base'' química sólida.

Prática Forense é a aplicação de técnicas científicas dentro de um processo legal. Essas práticas envolvem pesquisadores altamente especializados - ou criminalistas - que localizam vestígios Mas esses vestígios só podem proporcionar provas conclusivas quando são testados em laboratório. Alguns dos vestígios encontrados não podem ser vistos olho nu. Hoje em dia, a ciência forense usa o teste de DNA no julgamento de acusações complexas e sérias - solucionando assassinatos através do blocos da vida.

Como os criminosos desenvolveram vias cada vez mais criativas de driblar a lei, a nossa força policial foi obrigada a descobrir maneiras mais eficientes de levar esses delinquentes a julgamento. Mesmo que aparentemente eles não deixem pistas os detetives descobrirão que isso não é verdade. A presença física sempre estará presente em algum objeto, local ou até mesmo em outra pessoa. Todos nós sabemos que os criminosos podem ser capturados pelas pegadas e balas de revólver, mais o que nem todos sabem é que as fibras, amostras de cabelo e até sujeira de sapatos podem ser usados na investigação. Recentemente a perícia encontrou algas no sapato do advogado Mizael Bispo acusado de assassinar a também advogada Mércia Nakashima. Essas algas são semelhantes as encontadas no local do assassinato, o que prova que o acusado esteve no local do crime.

São exemplos de análises químicas de interesse Forense responsáveis as reações empregadas nas análises de armas de fogo, identificação de adulterações em veículos, revelação de impressões digitais, identificação de sangue no local do crime ou em objetos relacionados a este , bem como a constatação de substâncias entorpecentes como maconha e cocaína.

2 comentários:

  1. Sou aluno do 2 ano de Direito ( Faculdade Publica),casado, com 2 filhos e desempregado. Gostei muito do seu blogspot e gostaria de saber como me dedicar ao maximo para ser um profissional que faça a diferença?

    ResponderExcluir
  2. Raquel, sou Bárbara e estou cursando o terceiro ano do ensino medio. Gostaria de saber se o proficional primeiro passa por um curso de quimica e depois se especializa ou comom funciona... E se quem atua em campo tambem atua em labaratorios?

    ResponderExcluir