quinta-feira, 21 de outubro de 2010

COCAÍNA - EFEITOS E CONSEQUÊNCIAS

A cocaína é produzida a partir de uma planta cujo nome é Erythroxylon coca. Os povos andinos a utilizavam na composição de chás ou para mascar, com a função de aliviar os sintomas das grandes altitudes. Entretanto, não sabiam eles que esta planta possui uma substância alcalóide chamada benzoilmetilecgonina que pode causar danos à saude e problemas sociais.

O processo de extração do alcalóide as folhas são prensadas em ácido sulfúrico, querosene ou gasolina, resultando em uma pasta chamada sulfato de cocaína, depois utiliza-se ácido clorídrico, formando um pó branco. Assim, em formato de pó, pode ser aspirada, dissolvida em água e injetada. Já a pasta fumada em cachimbos, sendo chamada, nesta caso, de crack. Há também a merla, que é a cocaína em forma de base, cujos usuários, fumam-na pura ou com maconha.
Atua no sistema nervoso central, a cocaína provoca euforia, bem estar, sociabilidade. Pelo fato de que nem sempre as pessoas conseguem ter tais sensações naturalmente, e de forma intensa, uma pessoa que se permite utilizar essa substância vai quere-la diáriamente.
O coração tende a acelerar, a pressão aumenta e a pupila dilata. O consumo de oxigênio aumenta de capta-lo, diminui. Esse fator, juntamente com as arritmias, que a substância provoca, deixa o usuário pré-disposto à infartos. O uso frequente também provoca dores musculares, nauseas, calafrios e perda de apetite.
Como a cocaína tende a perder sua eficássia ao longo do tempo de uso, fato este denominado tolerância à droga, o usuário tende a utilizar progressivamente doses mais altas, buscando obter de forma incessante e cada vez mais inconsequente, os mesmos efeitos que conseguia no início. Dosagens muito frequentes e excessivas provocam alucinações táteis, visuais e auditivas, ansiedade, delírio; ansiedade, delírio, agressividade e paranóia.

Este ciclo torna-o também cada vez mais dependente, fazendo de tudo para consumir a droga, resultando em problemas sérios não só a saúde mais as relações interpessoais. Afastamento de família e amigos, e até mesmo comportamentos condenáveis, como participação de furtos ou assaltos para obter a droga são comuns.

A utilização da droga injetável pode provocar contaminações por doenças infecciosas como a AIDS e infecções locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário