O desenho é feito com o auxílio da vítima, que descreve com palavras a fisionomia do agressor.
Os peritos dessa área estão presentes na Polícia Militar, Civil, Federal e Exército. Além disso podem trabalhar com ONGs não governamentais ou ajudando na busca de pessoas desaparecidas.
COMO É FEITO O ATENDIMENTO À VÍTIMA?
Depois de registrado o B.O (Boletim de Ocorrência) o delegado encaminha a vítima para o setor de arte forense. A pessoa é atendida por no mínimo cinco peritos especializados no assunto, que agem de acordo com as especificidades de cada caso.
Existem os especialistas em crianças, testemunhas protegidas, mulheres vítimas de violência, entre outros. O desenho demora cerca de 25 a 4horas para ficar pronto, depende da lembrança da pessoa e o seu estado emocional. Os peritos levam sempre em consideração o fato de as vítimas sempre lembrarem do agressor de uma forma mais ''dramática''. E isso é bom porque ela percebe as características mais marcantes do agressor através de um rosto de fúria ou careta. Essa visão de montro que a vítima cria no agressor tem dois lados: pode ajudar, como já citado, ou pode ''dar um branco'' de memória na pessoa.
POLICIA CIVIL. Setor de arte forense da DGP da solução aos crimes. Disponível em < http://www.policiacivil.sp.gov.br/ > Acesso em 07 de outubro de 2010.
Existe um forum pra gente se comunicar com outras pessoas da área e trocar ideias?
ResponderExcluirandreaoyole@gmail.com
DELEGACIA GERAL DE POLICIA SETOR DE ARTE FORENSE DA POLICIA CIVIL DO ESTADO DE SAO PAULO - DGP@POLICIACIVIL.SP.GOV.BR - 011_3311-3467...
ResponderExcluirExiste cursos para esta área?
ResponderExcluirfcris.freitas@gmail.com