quinta-feira, 7 de outubro de 2010

UM CABELO PERMITE IDENTIFICAÇÃO DE VÍTIMA DE HOMICÍDIO

Um só cabelo é suficiente para reconstituir os movimentos de uma pessoa nos EUA, graças a um novo teste que poderá permitir à polícia verificar os álibis ou identificar as vítimas de homicídio, revela um estudo.
Com a ajuda de simples amostra de água, de torneira e restos de cabelos recolhidos nos cabeleireiros de todo o país, investigadores da Universidade de Utah, nos EUA, conseguiram por em evidência diferentes químicos, suficientemente significativos para servir de marcadores geográficos.
O estudo publicado revela que 85% das variações de isótopos de hidrogênio e oxigênio nos cabelos de uma pessoa se devem a diferentes composições da água potável. Um só fio de cabelo por exemplo, pode permitir a determinação do lugar onde se encontrava uma pessoa à semanas, e mesmo anos, consoante o comprimento do cabelo e o tempo em que caiu.

A equipe de investigadores, liderada pelo geoquímico Thure Cerling, elaborou um mapa com diferentes rácios de isótopos de hidrogênio e oxigênio presentes nos cabelos, que, apesar de não permitirem determinar com precisão lugares, possibilitam identificar diferentes áreas geográficas.

A técnica poderá também ser utilizada pelos médicos para determinar os sintomas assossiados ao agravamento de doenças alimentares ou pelos antropólogos e arqueólogos que procuram reconstruir as migrações das populações ou animais desaparecidos, segundo cientístas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário