quarta-feira, 13 de julho de 2011

Implementação do banco de dados de DNA da Polícia Federal


Um banco de dados de DNA é necessário para confrontar o material genético de suspeitos de crimes com o de vítimas para ampliar a elucidação de crimes. Com base nas informações publicadas no site da Associação Nacional de Peritos Federais, nesta terça feira (5) realizou-se uma coletiva de imprensa no Senado Federal, com o objetivo de apresentar à imprensa o Projeto de Lei nº 93/11 e sensibilizar o poder público para aprovação da legislação sobre o banco de dados de DNA.

O banco de dados de DNA seria uma conquista significativa para a sociedade, pois implicaria na rápida elucidação de crimes.

Na entrevista a rádio Câmara o Dr. Hélio Buchmuller, afirmou, que se o Brasil tivesse um banco de dados do DNA de criminosos condenados, casos como o do ''Maníaco de Contagem'' seriam evitados.

Um perito de Nova York, Joseph Blozis (consultor do CSI), está no Brasil para participar de um simpósio sobre a série. Ele afirmou estar surpreso de forma positiva, da forma como abordamos crimes, e falou das diversas semelhanças entre peritos do Brasil e do EUA.

"E o que eu espero que ocorra aqui é que a análise de DNA se torne uma ferramenta fundamental para a perícia criminal. O DNA é o pilar para análises de cenas de crime", disse ele.

Eu também acredito que o Brasil está caminhando para conseguir o banco de dados, não somente de impressões digitais, mais de DNA de condenados e suspeitos, totalmente informatizado, que implicará não somente na condenação mais também na inocentação de acusados.

Se isso se tornar realidade no nosso país, facilitará muito o trabalho dos nossos peritos e aumentará a confiança de familiares de vítimas e vítimas na justiça brasileira. E isso pode crer que é muito importante e compensador para nós peritos e futuros peritos.

De qualquer forma, o importante é que o CODIS está muito próximo da nossa realidade. Assim espero.

Raquel Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário