quarta-feira, 14 de julho de 2010

Balística

Na utilização de armas de fogo em episódios de crime, são produzidos vestígios de disparo, os quais são expelidos pela expansão gasosa oriunda da combustão da carga explosiva presente nos cartuchos que compõem a munição dessas armas. Tal expansão gasosa dá-se preferencialmente através da região anterior do cano da arma, orientada para a frente; porém uma parcela desse fluxo de massa gasosa é também expelida pela região posterior da arma, em recorrência da presença de orifícios da culatra (para revólveres) ou do extrator (no caso de pistolas).




Tal fluxo gasoso carrega em sua composição os gases oriundos da combustão (CO2 e SO2), bem como uma ampla gama de compostos inorgânicos, tais como nitrato, nitrito, cátions de metais como chumbo e antimônio e particulados metálicos oriundos do atrito e da subsequente fragmentação dos projétis metálicos disparados. Quando o fluxo gasoso emitido pela região traseira da arma atinge a superfície da mão do atirador, tais partículas sólidas aderem a superfície da pele. Um teste comumente utilizado para a detecção de vestígios de disparo de arma de fogo das mãos de um possível suspeito consiste na pesquisa de ions ou fragmentos metálicos de chumbo, em decorrência da maior quantidade desta espécie metálica em relação as outras. O chumbo presente nos vestígios de disparo pode ser proveniente do agente detonador da espoleta, na qual encontra-se presente na forma de trinitroresorcinato de chumbo da carga de espoleteamento na forma de estifinato de chumbo; bem como pode ser gerado pelo atritamento do corpo dos projéteis de chumbo com as paredes internas do cano da arma. A análise química de chumbo consiste na coleta prévia de amostra das mãos do suspeito mediante aplicação de tiras de fita adesiva do tipo esparadrapo nas mesmas e subsequente imobilização dessas tiras em superfície de papel de filtro. As referidas tiras, ao serem borrifadas com solução acidificada de rodizonato de sódio, se apresentarem um espalhamento de pontos avermelhados, indicam resultado positivo para o disparo. Tal exame é reconhecido como residuográfico.
A reação química envolvida no processo consiste na complexação de íons chumbo pelos íons rodizonato.


O complexo resultante apresenta coloração avermelhada intensa, diferentemente da solução inicial de rodizonato de sódio, a qual apresenta-se amarelada, nas concentrações utilizadas pelos laboratórios de Quimica Forense. Conforme o presente texto conclui-se que as reações químicas e as técnicas espectroscópicas constituem importantes ferramentas utilizadas no campo das ciências na elucidação de crimes.





2 comentários:

  1. qual a melhor faculdade a se fazer par alguem que quer trabalhar na balistica?

    ResponderExcluir
  2. qual a melhor faculdade a se fazer par alguem que quer trabalhar na balistica?

    ResponderExcluir