quinta-feira, 15 de julho de 2010

Fios de Cabelo


Os fios de cabelo estão sendo estudados pela Faculdade de Ciências da saúde, da Universidade da Beira Interior. Eugênia Galhardo dirige o projeto. O projeto prevê a detecção de drogas no corpo humano sem precisar de exames sanguíneos.É um projeto de doutoramento que pretende detectar drogas como opiáceos e canabinóides, entre outras através de amostras de cabelo. ''A medida que o cabelo cresce, é possível traçar um perfil de consumo'' explicou a Agência Lusa Mario Barroso, especialista na área de toxicologia forense da delegação sul (Lisboa) do INML (Instituto Nacional de Medicina Legal). ''É possível associar a presença de determinadas substâncias no cabelo ao consumo de drogas, e mediante o comprimento fazer a correspondência com um determinado período no tempo'', explicou. O cabelo cresce cerca de 1 cm por mês ''mas cada caso é um caso'', ressalvou Mário Barroso. ''Quanto mais comprido, mais cuidado é necessário na análise'', disse.
A colheita obedece a alguns critérios específicos, alguns ainda em estudo, como a necessidade de amostra do cabelo ter de ser recolhida em zonas onde o ''Cerscimento é mais homogêneo'', explicou. O projeto ''está no início'' e, por enquanto, a metodologia está apenas validada para consumo de cocaína. No final pretende ser aplicado a todos os tipos de drogas de abuso mais correntes, sejam opiáceos ou canabinóides.



Vantagens: '' O fato de não ser invasivo e facilidade de recolher a amostra que pode ser feita praticamente por qualquer pessoa'', frisou Eugênia Galhardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário