sexta-feira, 16 de julho de 2010

Identificação da idade dos mortos através dos olhos

Na Dinamarca, pesquisadores desenvolveram um método que permite analisar através da lente dos olhos a data de nascimento de uma pessoa. Essa descoberta pode ajudar os cientistas forenses a determinar a data de nascimento de corpos não identificados.

A lente de nossos olhos é formada por proteínas transparentes, ligadas de forma particular e estreita que chegam a parecer cristais, são chamadas de cristalinos, através dos quais passa a luz e permite a visão. Essas proteínas se formam entre a idade de 1-2 anos e não sofrem alterações significativas, durante o resto da vida.

O carbono-14 é um isótopo radioativo presente na natureza onde se degrada em nitrogênio muito lentamente e de modo inofensivo para os seres vivos. O carbono é um dos principais elementos orgânicos entrando e saindo constantemente da cadeia alimentar, tal como acontece com a ínfima quantidade de C-14 existente na atmosfera.


Enquanto um organismo permanece na cadeia alimentar, a quantidade de C-14 nas suas células mantém-se constante, a nível ao conteúdo de C-14 da atmosfera. Porém quando o organismo morre, a quantidade de C-14 vai diminuindo lentamente por milhares de anos, enquanto se transforma em nitrogênio. Esta é a base do Carbono-14(radiocarbono) que os cientistas usam para datar achados biológicos ou arqueológicos de até 60.000 anos.

A quantidade de Carbono-14 duplicou desde o final da 2° Guerra Mundial devido as explosões nucleares realizadas pelas grandes potências, mais desde os anos 60 tem vindo a diminuir lentamente para níveis naturais. Esta curva repentina deixou a impressão na cadeia alimentar e também no cristalino do olhos, que absorveram o conteúdo acrescido de carbono através dos alimentos. Como os cristalinos não sofrem alterações por toda a vida, eles refletem o conteúdo de carbono-14 presente na atmosfera no momento em que se formam. Com base nisso um grande acelerador nuclear da Universidade de Aahrus permite determinar a quantidade de C-14 numa amostra tão ínfima como um miligrama de tecido lenticular, e dessa forma calcular o ano de nascimento.

Essa mesma técnica pode ter outras aplicações como analisar quais os tipos de tecidos que podem ser regenerados ou gerados...
Mais isso é assunto para outra postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário