quinta-feira, 24 de março de 2011

FOTOGRAFIA FORENSE


A fotografia forense também conhecida como fotografia de evidências, vem a cada ano ganhando papel de destaque no cenário pericial sendo útil e necessária para todos os peritos judiciais e criminais independentes de sua especialidade pericial, pois constitui uma excelente ferramenta de produção de prova, enriquecendo o laudo pericial e os pareceres técnicos elaborados pelos Peritos.

Através do avanço tecnológico e o constante lançamento de novas câmaras esta ferramenta pericial tem ganhado cada vez mais credibilidade e notoriedade no campo pericial e dentre as dezenas de aplicações para a fotografia forense podemos citar: fotografia grafotécnica, fotografia papiloscópica, de local de crime, de acidentes, cadáveres etc.

Essencialmente quer se utilize câmaras digitais ou convencionais, o perito deve ter em mente que o objectivo da fotografia forense será sempre produzir provas, com prioridade total para a exibição do objecto ou local questionado, ajudando assim a esclarecer as possíveis duvidas que possam existir, e enriquecer o laudo pericial, como já havíamos referido acima, produzindo evidências sólidas para que as autoridades possam formar suas livres convicções a respeito da materialidade das provas apresentadas, facilitando assim o julgamento e a elaboração da sentença judicial.

2 comentários:

  1. Bom dia. Sou delegado de policia no Estado de Sergipe e também pesquisador e escritor do tema cangaço. No momento em que estou escrevendo um novo livro sobre esse tema necessito de uma PERICIA TECNICA ABALIZADA de duas fotografias que supostamente são da mesma pessoa, uma ele ainda jovem e a outra ele na sua velhice. Preciso desse trabalho para provar ou não que certo cangaceiro não morreu como disseram e que cerca de 60 anos depois apareceu vivo na sua antiga cidade. As opiniões dos pesquisadores são distintas e alguns acreditam nele, enquanto outros asseveram que ele não passava de um FARSANTE. Assim, indago se algum moderador dessa pagina pode me ajudar ou indicar um grande perito que possa realizar esse trabalho que ficará para sempre gravado em livro, sendo positivo ou negativo o resultado das duas fotografias.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia. Sou delegado de policia no Estado de Sergipe e também pesquisador e escritor do tema cangaço. No momento em que estou escrevendo um novo livro sobre esse tema necessito de uma PERICIA TECNICA ABALIZADA de duas fotografias que supostamente são da mesma pessoa, uma ele ainda jovem e a outra ele na sua velhice. Preciso desse trabalho para provar ou não que certo cangaceiro não morreu como disseram e que cerca de 60 anos depois apareceu vivo na sua antiga cidade. As opiniões dos pesquisadores são distintas e alguns acreditam nele, enquanto outros asseveram que ele não passava de um FARSANTE. Assim, indago se algum moderador dessa pagina pode me ajudar ou indicar um grande perito que possa realizar esse trabalho que ficará para sempre gravado em livro, sendo positivo ou negativo o resultado das duas fotografias.

    ResponderExcluir