quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

PAPILOSCOPIA


A Papiloscopia é a forma de identificação humana através do estudo das papilas (saliências da derme), sendo subdividida em Dactiloscopia (extremidades digitais), Quiroscopia (palma das mãos). Podoscopia ( planta dos pés) e Poroscopia (que em Papiloscopia é o estudo dos desenhos dos poros que se encontram nas papilas). Nessas regiões do corpo humano encontramos os desenhos papiloscópicos, porém todo trabalho papiloscópico é feito na impressão papilar, ou seja, quando este desenho é tomado diretamente do indivíduo numa ficha papiloscópica (papel liso branco e tinta preta de imprensa) ou quando ela é levantada de um suporte qualquer , sem a intenção deliberada de produzi-la (geralmente são as impressões encontradas em locais de crime). A impressão, portanto, é o reverso do desenho.
Para entendermos a necessidade de uma perfeita tomada de impressão ou de um perfeito levantamento de impressões ou fragmentos de locais de crime, precisamos nos voltar aos elementos de uma impressão e sua relação com a fórmula dactiloscópica e conseqüente identificação.

Papiloscopia e a Ficha de Neonatologia

Vocês se recordam da Ficha de Neonatologia que toda mãe recebe quando do parto em uma Maternidade? O que logo nos vem à mente? A impressão do pezinho do bebê, não é mesmo? Impressão ou borrão? Nunca vi, em nenhuma dessas fichas, uma impressão...

A princípio, quando da introdução da Papiloscopia como forma de identificação humana, vislumbrou-se a possibilidade de garantir a identidade do indivíduo desde o momento de seu nascimento. Dessa forma instituiu-se a tomada da impressão plantar do bebê, juntamente com a impressão do polegar direito da mãe logo após o nascimento, ainda na sala de parto, antes de qualquer separação dos dois. Se, posteriormente, houvesse a suspeita de troca de bebês, ou mesmo nos casos de sequestro, poderia ser feita a confirmação da maternidade através do confronto dessas impressões colhidas logo após o parto com as impressões atuais dos supostos mãe e filho.

Durante as últimas décadas, antes da popularização do exame de DNA, muitos casos apresentados resultaram na impossibilidade de afirmação da identidade devido à tomada das impressões de forma incorreta à época do nascimento.


COMPARE O BORRÃO DE UMA MATERNIDADE COM UMA IMPRESSÃO FEITA CORRETAMENTE:










Nenhum comentário:

Postar um comentário